Investimento da indústria na proteção do clima duplica em 10 anos

2021-10-29

A indústria alemã duplicou o seu investimento em medidas para proteção do clima no período de 10 anos, em parte graças às subvenções estatais.

De acordo com os dados do Instituto Federal de Estatística, a indústria investiu, em 2019, cerca de 3,46 mil milhões de euros em medidas e equipamentos com a finalidade de evitar emissões nocivas ou para uma utilização mais sustentável dos recursos. No ano de 2009, o investimento tinha ascendido a apenas 1,63 mil milhões de euros.

Mais de metade do investimento realizado neste âmbito – 52,4 porcento – destinou-se ao uso de energias renováveis, como p. ex. instalações para geração de energia eólica ou fotovoltaico (1,81 mil milhões de euros). Outros 1,14 mil milhões (33,1 porcento) foram investidos em soluções de isolamento térmico para edifícios para poupança de energia, entre outras.

Com 3,6 porcento, a contribuição das medidas para a proteção climática continua a pesar relativamente pouco no investimento total da indústria. A subida de um ponto percentual no período de 10 anos é explicada pelos analistas, entre outros, com os apoios do Estado: há anos que os Governos Federais têm dado subvenções para a mudança para processos de produção que consumam menos energia e que, por isso, sejam mais amigos do ambiente.

Fonte: dpa

Ver notícias