Alemães novamente com vontade de viajar

2021-11-05

Depois de um ano e meio de pandemia, os alemães revelam novamente vontade de viajar.

Quase metade da população (44 porcento) já viajou este ano, segundo um estudo divulgado pela consultora PwC Alemanha; um terço (34 porcento) planeia fazê-lo nos próximos seis meses.

“Depois de 18 meses extenuantes de pandemia, os alemães sentem a necessidade de fugir à rotina diária, o que, para muitas pessoas, significa viajar dentro e fora do país”, explica Ingo Bauer, da PwC, o resultado do estudo. O receio da Covid-19 está menos presente. “Cada vez mais pessoas planeia as suas férias sem independentemente do coronavírus”.

Cerca de 90 porcento dos inquiridos que em 2021 já tinham viajado, indicaram que, tanto nas viagens de ida e volta bem como na sua estadia, se sentiram, tendencialmente seguros e que planeavam viajar novamente. Mais de 60 porcento descrevem a sua experiência de férias como surpreendentemente descomplicada, tanto na Alemanha como no estrangeiro.

“As experiências positivas revelam os seus efeitos”, acentua Bauer. Em particular, as viagens organizadas para destinos na Europa voltaram a ganhar atratividade. Dois terços dos inquiridos conseguem imaginar-se a realizar uma destas viagens nos próximos seis meses.

Quanto ao alojamento, o hotel volta a ganhar o lugar de destaque e é a escolha de 77 porcento dos viajantes. Já o interesse pelas casas de férias diminuiu ligeiramente. Aumentou também a disponibilidade para viajar novamente de avião ou de comboio, em vez de utilizar viatura própria.

Os medos relacionados com a pandemia não estão, no entanto, totalmente superados. Dois em cada três inquiridos afirmam que desmarcariam a sua viagem se, ao regressarem à Alemanha, tivessem de se submeter a uma quarentena ou se houvesse demasiadas limitações no seu destino de férias.

Fonte: dpa

Ver notícias