Clima de negócios na indústria automóvel agrava-se

2021-11-05

O clima de negócios na indústria automóvel alemã continua a agravar-se: o barómetro setorial Ifo desceu dos 9,8 pontos em setembro para 8,5 pontos em outubro.

Segundo Oliver Falck, responsável pelo Centro Ifo para a Economia da Indústria e Novas Tecnologias, “os fabricantes e os seus fornecedores avaliam a atual situação de forma muito distinta”.

Os construtores automóveis continuam a ver os seus negócios a florescer: o indicador subiu, neste caso, de 29,9 para 46,2 pontos. O indicador referente às exportações caiu, mas de um nível muito elevado: “Os mercados de exportação continuam a funcionar muito bem”, confirma Falck. Os livros de encomendas continuam bem preenchidos. “No entanto, os fabricantes continuam a queixar-se das dificuldades no fornecimento de materiais”.

Já do lado dos fornecedores, a situação apresenta-se menos positiva. Embora o indicador apresente uma melhoria de menos 11,5 para menos 9,8 pontos, as empresas queixam-se da falta de encomendas. A procura está em queda, não são esperados impulsos positivos do mercado de exportação. As previsões relativamente à produção mantêm-se pouco otimistas, com mais 4,3 pontos contra menos 1,3 em setembro. “Os números revelam as preocupações de muitos fornecedores que receiam não conseguir acompanhar a mudança estrutural do setor automóvel”, explica Falck.

Fonte: dpa

Ver notícias