Indústria reduziu investimentos em 2020

2021-11-19

A indústria alemã reduziu os seus investimentos durante o ano de 2020, marcado pela crise do coronavírus.  

Foram destinados 60,8 mil milhões de euros a bens como máquinas, terrenos para construção ou ferramentas, o que representa uma redução de 13,9 porcento (9,8 mil milhões de euros) menos que no ano anterior. O anúncio foi feito pelo Instituto Federal de Estatística.

Os quatro grandes setores de atividade – construção automóvel, indústria química, construção de máquinas e indústria alimentar – foram responsáveis por cerca de metade do investimento realizado, um valor aproximado de 30,5 mil milhões de euros. No entanto, apenas na indústria química aumentou o investimento realizado em relação ao ano anterior em 3,8 porcento, para um total de 6,1 mil milhões de euros.

As maiores reduções no investimento verificaram-se, por sua vez, nos setores da construção automóvel e de máquinas, que reduziram, por motivos de precaução, os seus investimentos em cerca de um quinto, respetivamente menos 22,6 e menos 18,5 porcento. Na construção automóvel, o maior setor industrial alemão, esta redução corresponde a um valor absoluto de 13,7 mil milhões de euros.

Para o corrente ano, alguns setores contam recuperar os seus níveis de investimento, como é o caso da indústria química e farmacêutica, que espera mesmo alcançar valores recorde nos seus investimentos.

Fonte: dpa

Ver notícias