Pandemia, aumento de custos, desafios da modernização – Câmara Luso-Alemã discute setor portuário

2021-11-29

O Simpósio Luso-Alemão sobre o “Setor Portuário e Logística, incl. respetiva Digitalização em Portugal”, que a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã organizou esta semana no âmbito da Missão Empresarial dedicada à mesma temática, reuniu especialistas dos dois países que analisaram os desafios – e as soluções – do setor.

Da Alemanha, Jan-Christoph Maass apresentou o duisport, o porto de Duisburg, o maior porto fluvial de contentores, que movimenta anualmente 110,4 milhões de toneladas e emprega mais de 51 mil pessoas. Tal como outras estruturas semelhantes, o porto de Duisburg manifesta preocupações acrescidas na área da sustentabilidade. Neste contexto, entre os campos de ação do duisport está o modal shift – a movimentação do transporte rodoviário para opções ferroviárias e marítimas, menos agressivas para o ambiente -, a minimização de ruídos e de emissões nocivas, a autossuficiência energética e, finalmente, a conservação de recursos. Um dos objetivos que o duisport pretende alcançar a curto prazo é constituir-se como um hub para a importação e distribuição de hidrogénio para o Hinterland alemão e não só.

Da parte dos intervenientes portugueses, foi comum a opinião de que a localização geográfica de Portugal garante ao país vantagens consideráveis neste setor. Outra vantagem que o setor portuário português apresenta é a sua larga experiência na colaboração em sistema, o que representa um fator de sucesso no estabelecimento de parcerias internacionais como as que as empresas alemãs presentes nesta iniciativa procuram.

Veja o artigo completo aqui.

Ver notícias