Já existe acordo para a formação de Governo na Alemanha

2021-11-29

Os três partidos envolvidos nas negociações para a formação do novo Governo alemão chegaram a acordo e apresentaram os termos de entendimento esta quarta-feira, de acordo com o Partido Social Democrata (SPD).

A coligação deverá ser liderada pelo SPD (Partido Social Democrata), com Olaf Scholz como chanceler, com o apoio dos Verdes e do Partido Liberal Democrata (FDP).

As negociações duram há cerca de um mês e os últimos pormenores, relacionados com a política financeira e ambiental, foram fechados durante a noite de quarta-feira. O aparente sucesso das conversações desafia as expectativas iniciais que davam como muito complexo um entendimento entre partidos com programas tão distintos como os Verdes e os liberais.

De acordo com o que já é conhecido das negociações, a Alemanha deverá, até 2030, produzir 80 porcento da sua energia a partir de fontes renováveis. O recurso ao carvão deverá ser abandonado até 2030 e a geração de energia a partir do gás até 2040. Outro tema já discutido é o aumento do salário mínimo para 12 euros/hora. Até agora era de 9,60 euros e era esperado um aumento para 10,45 euros até1 de julho. Scholz já falou de um aumento de ordenado para dez milhões de cidadãos.

O acordo ainda terá de passar pelo crivo dos três partidos – as conferências do SPD e do FDP e os militantes no caso dos Verdes. A expectativa é que Scholz possa vir a ser eleito formalmente como chanceler no Bundestag na segunda semana de dezembro.

Fonte: Público

Ver notícias