Custos do trabalho sobem na Alemanha

2021-12-10

Os custos do trabalho na Alemanha voltaram a subir. No terceiro trimestre do ano, o custo de cada hora de trabalho prestada aumentou 0,5 porcento em comparação com o valor registado na primavera. Este é o maior aumento desde finais de 2020, anunciou o Instituto Federal de Estatística. No conjunto do ano, isto representa um aumento de 2,6 porcento.

Os custos do trabalho incluem os rendimentos brutos e os custos indiretos e são calculados em função das horas de trabalho prestadas. Enquanto os rendimentos brutos aumentaram 2,5 porcento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, os custos indiretos subiram 3,0 porcento. Em comparação com o terceiro trimestre de 2019, numa situação pré-pandemia, os custos do trabalho aumentaram 4,1 porcento.

Alguns especialistas receiam uma espiral de aumentos nos salários e preços que poderiam resultar em acordos salariais mais elevados, no entanto, o Instituto de Macroeconomia e Investigação da Conjuntura (IMK) não reconhece este perigo. Segundo este Instituto, nos últimos meses a evolução dos salários tem sido inferior à inflação, com um aumento médio de 1,7 porcento. Já os preços ao consumidor aumentaram substancialmente – 3,1 porcento, o que resulta numa perda real de 1,4 porcento dos rendimentos.

Fonte: Spiegel

 
 
Ver notícias