Alemanha à frente do G7 em 2022

2022-01-07

A Alemanha assumiu no início deste novo ano a liderança do G7, o grupo de países mais industrializados do mundo, para os próximos 12 meses. O ponto alto da presidência alemã será a Cimeira dirigida pelo Chanceler Olaf Scholz que realizar-se-á de 26 a 28 de junho no castelo de Elmau, na Baviera.

Entre os temas em destaque neste período estão a proteção climática, o combate à pandemia bem como a colaboração internacional e as democracias a nível mundial. Olaf Scholz define assim os objetivos desta presidência: “Queremos usar a nossa presidência para colocar os países que pertencem ao G7 como precursores de uma economia com neutralidade climática e de um mundo mais justo”. O Chanceler recordou também a importância da colaboração internacional: “Num mundo no qual existirão em breve dez mil milhões de pessoas, a nossa voz só se fará ouvir se falarmos em coro com muitos outros”.

A Alemanha assume a presidência do G7 das mãos do Reino Unido. Ao “Grupo dos Sete” pertencem ainda os Estados Unidos, a França, a Itália, o Japão e o Canadá.

Fonte: dpa

Ver notícias