Empresas alemãs aumentam preços

2022-02-11

Cada vez mais empresas alemãs consideram aumentar os seus preços, segundo um inquérito realizado pelo Instituto Ifo.

O barómetro relativo às expetativas para os preços para os próximos três meses aumentou, em janeiro, 1,3 pontos para um total de 46 pontos, o que representa um dos valores mais elevados de sempre. Segundo Timo Wollmershäuser, responsável do Instituto Ifo, “as empresas justificam as suas intenções de aumentar os preços com a subida dos custos com produtos energéticos e com a aquisição de produtos primários. Esta tendência vai refletir-se também nos preços ao consumidor”.

A taxa de inflação deverá, por esta razão, manter-se por mais algum tempo nos quatro porcento. Em dezembro, as previsões apontavam para uma descida da inflação para 3,3 porcento.

As intenções de aumentar os preços são transversais a todos os setores de atividade, com destaque para o comércio por grosso (60,3 pontos), seguido do comércio a retalho (57,7 pontos) e a indústria (55,6 pontos). Os serviços alcançaram um novo máximo com 41,9 pontos; o setor da construção apresentou um valor de 41,5 pontos

O Instituto Ifo calcula estes valores contabilizando a percentagem das empresas que manifesta intenções de aumentar os preços e subtraindo a percentagem das que não pretende alterar os preços. O saldo que resulta desta operação é expresso em pontos.

Fonte: FAZ

 
 
Ver notícias