Deutsche Bahn quer substituir combustíveis fósseis

2022-02-11

A Deutsche Bahn (DB), o operador de transporte ferroviário na Alemanha, estabeleceu como meta deixar de usar combustíveis fósseis até 2040, substituindo-os por alternativas amigas do ambiente.

Segundo Richard Lutz, responsável da empresa, já a partir deste ano, os 3000 veículos da DB deixarão gradualmente de usar o diesel em prol de combustíveis alternativos, uma medida que será ainda acompanhada pelo recurso a 100 porcento a eletricidade verde.

O grupo vai apostar em combustíveis biológicos que são produzidos a partir de resíduos alimentares e domésticos, o que não fará concorrência à produção alimentar. Neste caso, os motores diesel já em uso não terão de ser readaptados. Os veículos novos que venham a ser adquiridos deverão estar equipados com sistemas de propulsão que recorram a hidrogénio ou baterias. Testes com comboios alimentados a baterias serão realizados nos próximos meses.

Em meados de janeiro, a filial da Deutsche Bahn, a DB Cargo, dedicada ao transporte de bens, anunciou metas semelhantes. Neste caso, está prevista a substituição das locomotivas a diesel por sistemas híbridos que possam trocar entre a propulsão a diesel tradicional e a propulsão moderna a eletricidade, de modo que possam circular em todas as redes principais e também nas secundárias, menos modernizadas.

Fonte: dpa

 
 
Ver notícias