Fornecimento de gás à Alemanha não para por falta das importações russas

2022-02-25

Apesar da crise política que opõe a Europa à Rússia, o fornecimento de gás à Alemanha não está em risco durante os próximos dias e semanas, mesmo que haja quebras no fornecimento por parte de Moscovo.

A informação partiu da Associação das Empresas de Armazenamento, a Initiative Energien Speichern (INES). No entanto, para que esta afirmação se confirme é necessário que as temperaturas se mantenham moderadas tal como se tem verificado até agora e que continue a estar disponível no mercado interno da EU gás natural liquefeito (LNG) em quantidades suficientes.

Mas Sebastian Bleschke, Diretor Executivo da Associação, alerta também que “nunca vivemos uma situação semelhante, pelo que persiste uma certa insegurança”. Os reservatórios na Alemanha encontravam-se no passado domingo a 31 porcento da sua capacidade, o que, segundo Bleschke, “é baixo, mas já longe dos níveis historicamente baixos alcançados”.

De acordo com o INES existem na Alemanha 47 depósitos subterrâneos que são geridos por cerca de 25 empresas diferentes. Estes depósitos constituem uma almofada de segurança para o mercado quando há flutuações no consumo e complementam o fornecimento proveniente das importações. Os principais países de importação de gás para a Alemanha são a Rússia, a Noruega e os Países Baixos.

Fonte: dpa

 
 
Ver notícias