Alemanha gastou 42 mil milhões de euros para proteger empregos devido à Covid

2022-02-25

Alemanha gastou cerca de 42 mil milhões de euros num programa para apoiar os empregos ameaçados pela pandemia de Covid-19, revelou o ministro do Trabalho alemão.

Em causa está um programa criado pelo Governo alemão que pagou grande parte dos salários dos funcionários quando as empresas não o podiam fazê-lo devido a questões relacionadas com a pandemia, nomeadamente os confinamentos. “A alternativa – permitir o retorno do desemprego em massa – teria sido muito, muito mais cara para a Alemanha, social e economicamente”, justificou o Ministro do Trabalho alemão, Hubertus Heil.

Os cerca de 42 mil milhões de euros gastos pelo Governo de Berlim para apoiar o emprego representam apenas uma fasquia das medidas implementadas pelo Executivo para apoiar a economia alemã do impacto causado pela pandemia. A Alemanha também gastou cerca de 78 mil milhões de euros para apoiar as empresas e concedeu 55,2 mil milhões de euros em empréstimos.

Em dezembro de 2021, a taxa de desemprego recuou tanto na Zona Euro como na União Europeia, fixando-se em sete porcento e 6,4 porcento, respetivamente, segundo os últimos dados do Eurostat. Nesse mês a taxa de desemprego na Alemanha não viu alterações face ao mês de novembro, tendo-se fixado nos 3,2 porcento.

Fonte: Jornal ECO

 
 
Ver notícias