Alemanha investe 200 mil milhões de euros na proteção do clima

2022-03-11

O Governo Federal Alemão pretende investir, até 2026, 200 mil milhões de euros em medidas orientadas para a proteção do clima.

O Ministro das Finanças Christian Lindner e o Ministro da Economia e Proteção Climática Robert Habeck acordaram este valor no âmbito das negociações para o Orçamento de Estado de 2022 e para o planeamento para os anos consecutivos.

Christian Lindner anunciou que serão realizados investimentos destinados a reduzir as emissões de CO2 na indústria, a aumentar o recurso ao hidrogénio bem como o desenvolvimento da rede de abastecimento para veículos elétricos. “Queremos também aliviar os cidadãos e as empresas no pagamento das obrigações fiscais relacionadas com a implementação das energias renováveis [EEG-Umlage]”, uma medida que deverá ascender a 50 mil milhões de euros. Este imposto é pago pelos consumidores com a sua fatura de eletricidade.

A coligação governamental já tinha acordado anteriormente eliminar este imposto no próximo verão da fatura dos consumidores e passá-lo para o Orçamento de Estado, uma medida que teria reflexo no próximo ano. No entanto, face ao agravamento dos preços energéticos, o Governo decidiu antecipar a sua aplicação.

O Ministro das Finanças adiantou ainda que os investimentos previstos não se destinam apenas a avançar com a transição energética, mas a uma “transformação da economia e da sociedade num sentido abrangente”.

Fonte: dpa

Ver notícias