Alemanha anuncia construção de terminal de gás natural liquefeito

2022-03-11

A Alemanha anunciou há poucos dias que vai construir um terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL), na costa do Mar do Norte, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, para reduzir a dependência das importações da Rússia.

Segundo o Ministro Alemão da Economia e da Proteção Climática Robert Habeck, "é necessário reduzir a dependência do país das importações de gás da Rússia o mais depressa possível".

O Governo Federal financiará o novo terminal, com capacidade anual para receber oito mil milhões de metros cúbicos de GNL, através do KfW, o banco de fomento alemão, e das empresas públicas de gás e energia, Gasunie e RW. O Governo terá uma participação de 50 porcento no terminal, que será operado pela Gasunie. O terminal será posteriormente reconvertido para "a importação de hidrogénio verde", adiantou ainda o Governo.

O gás natural liquefeito é transportável, fazendo com que seja possível importá-lo por mar, em vez de por pipeline. A Alemanha depende em 55 porcento das importações de gás da Rússia. O gás natural chega ao seu território através de pipeline que atravessa território ucraniano e polaco.

O país liderado por Olaf Scholz não dispõe, nesta altura, de nenhum terminal de GNL. A aposta estava toda nas importações através do novo pipeline Nord Stream 2, que embora concluído, não deverá chegar a entrar em funcionamento.

Fonte: Dinheiro Vivo

Ver notícias