Programa de apoio para empresas alemãs afetadas pela guerra na Ucrânia

2022-03-11

As empresas alemãs que venham a ser afetadas pelo conflito que opõe a Ucrânia à Rússia podem receber apoio através de um programa de créditos do banco de fomento KfW, de modo a garantir a sua liquidez.

O anúncio foi feito pelo Ministro da Economia e da Proteção Climática Robert Habeck, que informou também que o programa será semelhante aos apoios concedidos pelo KfW durante a pandemia. Estão a ser estudadas outras medidas que visam aliviar a pressão sobre cidadãos e empresas por causa dos elevados preços energéticos.

Qual o âmbito do programa de créditos e que alívios serão considerados são questões ainda em análise. O Ministro acredita, no entanto, que a Alemanha está preparada para suportar os encargos adicionais: “As consequências das sanções e da guerra são perfeitamente previsíveis para a economia alemã e são, em parte, já sentidas”.

Até agora permanecia a expetativa de o segundo trimestre do ano trazer uma recuperação da economia alemã após a crise provocada pela pandemia; as consequências da guerra representam agora um peso adicional, pois todas as empresas têm de suportar as sanções contra a Rússia. Mas, na opinião de Habeck, a Alemanha só entrará em recessão se a produção parar.

Veja o artigo completo aqui.

Ver notícias