Bundesbank: guerra terá forte impacto na economia alemã

2022-03-25

O Bundesbank, o banco central alemão, conta que o ataque da Rússia à Ucrânia venha a ter um peso considerável na atividade economia do país já a partir de março.

No boletim deste mês agora divulgado, os economistas do Bundesbank confirmam que a situação económica na Alemanha tinha evoluído melhor do que o esperado no primeiro trimestre, apesar da incidência da Covid-19. Os volumes de negócio no comércio a retalho e nos setores da hotelaria e catering recuperaram em janeiro da queda acentuada que marcou o mês de dezembro.

A produção industrial assinalou um aumento em janeiro, com o alívio nas dificuldades de fornecimento de materiais e matérias-primas e com um número de baixas por doença estável, semelhante ao verificado em dezembro. O setor da construção tirou partido de um inverno ameno, sem situações climatéricas extremas.

Mas os especialistas do Bundesbank observaram maiores dificuldades nos fornecimentos em fevereiro e antecipam um agravamento ainda maior em março, em consequência da invasão da Ucrânia pela Rússia. Já se está a assistir a um aumento dos preços dos produtos energéticos, o que terá reflexos negativos no consumo privado e na produção das indústrias de energia intensiva. É apontada também uma diminuição das exportações e um aumento da incerteza em resultado da guerra em curso, o que terá um efeito negativo sobre a recuperação económica.

Fonte: LUSA/Público

Ver notícias