Alemanha ativa plano de emergência para garantir fornecimento de gás

2022-03-31

O Ministro da Economia e da Ação Climática alemão Robert Habeck anunciou a criação de uma unidade de crise para supervisionar uma possível emergência causada por falhas no fornecimento de gás natural por parte da Rússia.

A ameaça de interrupção tornou-se mais real depois de o Presidente russo Vladimir Putin ter alertado que iria passar a aceitar apenas pagamentos em rublos pela compra de gás por parte de “países hostis”. A medida foi rejeitada pelo G7, incluindo a Alemanha, o que aumentou ainda mais os receios de cortes no fornecimento.

Segundo Habeck, o abastecimento está, por enquanto, protegido e a Alemanha está a monitorizar de perto os fluxos de fornecimento com os operadores do mercado. "No entanto, devemos aumentar as medidas de precaução para estarmos preparados para uma escalada por parte da Rússia", acrescentou.

Atualmente, as reservas de gás estão a 25 por cento, o que significa que qualquer interrupção no fornecimento teria “sérias consequências”, alertou o Ministro alemão da Economia, acrescentando, porém, que a Alemanha “será capaz de lidar com isso”.

Leia o artigo completo aqui.

Ver notícias