Consumidores veem poder de compra recuar

2022-03-31

Com a guerra em curso no Leste da Europa, a confiança dos consumidores na Alemanha desceu para o seu valor mais baixo desde o lockdown imposto pela pandemia de Covid-19.

Segundo um inquérito do GfK, os cidadãos receiam uma quebra da conjuntura e a perda de poder de compra. O barómetro de confiança dos consumidores da empresa de estudos de mercado assinala para abril uma redução de sete pontos, para menos 15,5 pontos, o valor mais baixo desde fevereiro de 2021.

Rolf Bürkl, especialista do GfK, confirma estes dados: “A crescente insegurança assim como as sanções aplicadas à Rússia fizeram aumentar drasticamente os preços dos produtos energéticos, o que afetou a confiança dos consumidores”.

A perda de confiança reflete-se sobretudo nas expetativas relativamente aos rendimentos. Este indicador caiu em março para menos 22,1 pontos, o valor mais baixo desde janeiro de 2009, no início da crise financeira das dívidas públicas. Não é de surpreender que a disponibilidade dos consumidores para investimentos em bens como carros, material informático ou móveis também tenha descido. Este indicador desceu 3,5 pontos para um total de menos 2,1.

Bürkl resume assim a evolução da confiança dos consumidores: “Em fevereiro era previsível um alívio nas limitações impostas pela pandemia, o que se refletia positivamente na confiança dos consumidores. Com o início da guerra na Ucrânia, esta esperança desapareceu”.

Fontes: Der Spiegel

 
 
Ver notícias