Exportações alemãs continuam a aumentar

2022-04-08

Apesar de a guerra na Ucrânia estar a afetar o comércio externo apenas desde o final de fevereiro, as transações alemãs com a Rússia já tinham tido uma quebra acentuada nas semanas anteriores.

Não obstante, o total das exportações alemãs atingiram valores recordes em fevereiro. Foram exportados bens no valor total de 124,7 mil milhões de euros, anunciou o Instituto Federal de Estatística, mais 14,3 porcento que em fevereiro de 2021. Em relação ao mês de janeiro, as exportações aumentaram 6,4 porcento. Também as importações subiram 24,6 porcento face ao ano anterior, para um valor recorde de 113,1 mil milhões de euros.

A balança comercial alemã encerrou o mês de fevereiro com um excedente de 11,5 mil milhões de euros. As exportações para os países da União Europeia aumentaram 10,4 porcento em comparação com o mês anterior, para a China, 6,4 porcento, e para os Estados Unidos, 2,7 porcento. Segundo o Instituto de Estatística, os efeitos da guerra na Ucrânia e das sanções contra a Rússia só se farão sentir nos números referentes a março.

Fonte: Tagesschau

 
 
Ver notícias