Escassez de materiais na Alemanha piora em março devido à guerra

2022-04-08

A escassez de materiais para a indústria transformadora na Alemanha agravou-se em março, devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, segundo o Instituto alemão ifo. Segundo os dados de um inquérito do Instituto, 80,2 porcento das empresas queixaram-se de estrangulamentos e problemas na aquisição de produtos intermédios e matérias-primas em março, contra 74,6 porcento em fevereiro.

"O ataque à Ucrânia tornou a situação ainda pior para muitas empresas", diz Klaus Wohlrabe, responsável pelos inquéritos do ifo, acrescentando que "as cadeias de abastecimento têm agora novos problemas a enfrentar, além dos já existentes. Cerca de 17 porcento das empresas industriais alemãs importam da Rússia".

As percentagens muito elevadas que relatam escassez nos setores-chave da indústria transformadora alemã permaneceram praticamente inalteradas, com cerca de 90 porcento das empresas de setores como indústria automóvel, empresas elétricas e eletrónicas, e fabricantes de maquinaria e equipamento a apresentarem queixas neste contexto.

Na indústria química, a taxa subiu de 58,4 porcento em fevereiro para 70,5 porcento em março. Também os fabricantes de vestuário relataram faltas em maior número.

"As empresas esperavam inicialmente que a situação melhorasse no verão, mas qualquer melhoria foi agora adiada", acrescentou Wohlrabe.

Fonte: Notícias ao Minuto

Ver notícias