Alemanha admite embargo gradual a petróleo russo

2022-04-29

O Governo da Alemanha já admite a possibilidade de avançar para um embargo ao petróleo da Rússia, mas só “se for gradual“, disseram à agência Bloomberg fontes próximas da negociação diplomática que está em curso na Europa.

A decisão poderá ser confirmada nos próximos dias, quando for anunciado o sexto pacote de sanções à Rússia.

De acordo com a notícia, Berlim estará disponível para um corte faseado nas importações de petróleo russo – uma hipótese que reúne maior consenso do que outras ideias que têm sido sugeridas, como uma limitação de preços ou algumas formas de limitar os pagamentos à Rússia.

Apenas uma das fontes citadas pela Bloomberg admite que, além do petróleo, também possa avançar-se já para um embargo (gradual) ao gás natural russo, do qual a Europa é ainda mais dependente.

Um embargo gradual ao petróleo russo poderia ser feito de forma semelhante à forma como as importações de carvão também foram proibidas, com um caráter de progressividade, acrescenta a Bloomberg.

A confirmar-se, trata-se de uma mudança de posição por parte da Alemanha, que até recentemente vinha defendendo que um embargo às importações de petróleo russo iria prejudicar mais a Alemanha (e a Europa) do que, propriamente, a Rússia – isto embora seja reconhecido que as receitas energéticas estão a ser decisivas para que a Rússia sustente o seu esforço de guerra.

Fonte: Observador

 
 
Ver notícias