Primeiras cidades alemãs reduzem iluminação pública por causa dos custos

2022-05-20

As primeiras cidades alemãs estão a mudar a iluminação pública para reduzir custos face ao aumento drástico dos preços energéticos.

Assim, Weimar vai fazer alterações já a partir de 1 de junho: durante o horário de verão, as luzes públicas serão ligadas meia hora mais tarde e desligadas meia hora mais cedo. No horário de inverno, a redução será de 10 minutos. As cidades de Halle e Mainz também estão a estudar medidas neste sentido.
Segundo Alexander Handschuh, da Associação Alemã de Cidades e Municípios, “a redução dos períodos de iluminação pública é uma das medidas possíveis que estão em discussão em vários municípios”. No entanto, nem todas as cidades têm possibilidade de implementar esta medida. Mas há outras soluções em estudo. Em Darmstadt, por exemplo, foram colocados sensores especiais numa ciclovia; sempre que um ciclista ou um peão se aproxima, as luzes brilham com mais intensidade, reduzindo a sua potência quando a pessoa se afasta.
Já grandes metrópoles como Leipzig e Dresden não têm planos para reduzirem a iluminação pública. Nestes casos, as luzes estão ligadas durante cerca de oito horas, com o argumento que uma redução deste período poderia afetar a segurança rodoviária.

Fonte: dpa
 

 
 
Ver notícias