Prémio de Jornalismo Luso-Alemão entregue na HM2022

2022-06-03

No âmbito da participação de Portugal como país-parceiro da HANNOVER MESSE, e na presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, foram esta semana premiados os vencedores da segunda edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão que distingue, anualmente textos jornalísticos publicados em Portugal e na Alemanha sobre a cultura, sociedade, economia e política do outro país.

Os vencedores foram Tobias Asmuth pelo seu artigo "Das Lithium-Dilemma" (“O dilema do lítio”), publicado na revista Brand Eins, e Maria João Guimarães, do jornal Público, pela sua série de artigos sobre as eleições alemãs. Em segundo lugar ficaram a reportagem "Im Rausch" (“Sob o efeito”) de Fabian Federl, publicado no Süddeutsche Zeitung, e o artigo “As vítimas lusófonas da extrema-direita na Alemanha“ ("Die portugiesisch-sprachigen Opfer des Rechtsextremismus") de Tiago Carrasco, do Público. Os terceiros prémios foram para Tilo Wagner pela sua radio-reportagem sobre a história colonial portuguesa e os problemas do racismo publicada online e para Ricardo Rodrigues pela sua reportagem “Caixa de Problemas“ ("Eine schwierige Kiste"), publicada no Expresso.

Os artigos vencedores estão disponíveis no site do Prémio.

Este prémio é uma iniciativa da Associação de S. Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, em cooperação com o Goethe-Institut Portugal, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã/AHK Portugal, a Central Alemã para o Turismo em Portugal, o Camões Berlim, a Delegação de Turismo de Portugal na Alemanha e é apoiado pela Embaixada da Alemanha em Lisboa e pela Embaixada de Portugal em Berlim. As entidades organizadoras são o Goethe-Institut Portugal e o Camões Berlim.

Fonte: AICEP

 
 
Ver notícias