Inovação no calçado profissional debatido em conferência da ICC – Lavoro

2017-04-19

“30 anos a inovar… no calçado profissional” foi o tema da conferência que encerrou as comemorações dos 30 anos de atividade da ICC – Lavoro, um dos mais reputados produtores europeus de calçado profissional, onde foi abordada a questão da proteção do pé em contexto laboral. Em colaboração com os CTT, promoveu-se ainda o primeiro selo português sobre a indústria do calçado profissional.

Miguel Berbereia Costa, inspetor da Autoridade das Condições do Trabalho, reconheceu que Portugal é um dos países de maior sinistralidade laboral na Europa, alertando que “todos temos de fazer um esforço para consciencializar as empresas que um acidente tem sempre custos, humanos e materiais, muito superiores à prevenção”.

Nesta conferência, foram apresentados dois case-studies Lavoro: as botas Fénix e Thor por Ricardo Oliveira, da ADAI-Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade Coimbra, parceira da ICC – Lavoro no desenvolvimento de modelos especiais de calçado profissional.

A bota Fénix é uma inovação capaz de salvar vidas. Após vários ensaios, a Fénix apresentou uma elevada resistência a impactos térmicos semelhantes aos dos incêndios florestais e boas condições de integridade para o seu utilizador. A Thor é uma bota de segurança com elevada resistência aos impactos mecânicos induzidos por motorroçadoras. O alto índice de incidentes e de riscos associados entre utilizadores destes equipamentos motivou a Lavoro a aceitar o desafio de um distribuidor para desenvolver uma bota que potenciasse a segurança.

A conferência ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, contando também com o contributo de Ana Rita Pedrosa, diretora técnica do SPODOS - Foot Science Center; Manuel Martins, presidente da direção da ACIG e Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

 

Fonte: ICC – Lavoro

Ver notícias

Serviços AHK