Alemanha reforça uso do carvão face à redução nas entregas de gás russo

2022-06-24

A Alemanha vai adotar medidas de urgência para garantir a segurança do abastecimento face à redução nas entregas de gás russo, nomeadamente reforçando a utilização das centrais a carvão para produção de eletricidade, anunciou o Governo esta semana.

"Para reduzir o consumo de gás, tem de ser menos utilizado para a produção de eletricidade. Em alternativa, as centrais a carvão terão de ser mais usadas", afirmou o Ministério da Economia em comunicado.

Esta decisão é um passo atrás para este Governo de coligação, no qual os Verdes estão em destaque, e que prometeu eliminar gradualmente o carvão até 2030. "É amargo, mas é fundamental reduzir o consumo de gás", reagiu o ecologista Ministro da Economia, Robert Habeck, em comunicado.

O Governo alemão está a reagir à diminuição das exportações de gás russo em direção à Europa desde o início das sanções contra a Rússia, em resposta à invasão da Ucrânia. A Gazprom interrompeu as suas entregas de gás a diversos clientes europeus, que recusaram pagar em rublos.

O pacote de medidas anunciado prevê também um sistema de "leilão" para a venda de gás aos industriais, permitindo, segundo Berlim, diminuir o consumo no poderoso setor manufatureiro alemão. Os novos créditos do banco público de fomento KfW devem ser reservados para encher os reservatórios de gás do país, atualmente em 56 porcento. "A segurança do abastecimento está garantida", mas "a situação é grave", resumiu Habeck.

Fonte: LUSA

 
 
Ver notícias