Fundo da portuguesa Faber investe na alemã Fuelsave

2022-07-05

A portuguesa Faber anunciou que o fundo Faber Blue Pioneers I superou o montante inicial previsto de 30 milhões de euros e fechou nos 32 milhões de euros.

Sendo o primeiro fundo de venture capital do Sul da Europa, especializado em deep tech para a sustentabilidade dos oceanos e ação climática, já realizou o seu primeiro investimento na Fuelsave, empresa alemã de cleantech.

Este fundo tinha sido anunciado no final do ano passado e dos investidores fazem parte o Fundo Europeu de Investimento (FEI) e o Portugal Blue, a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, a Builders Initiative, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Champalimaud, bem como os empreendedores Peter Rive e Pedro Bizarro.

first close (primeiro fecho) está assim completo com investidores totalmente alinhados com a tese do fundo, “com programas de sustentabilidade e investimento de escala global nesta área, acompanhados por empreendedores de sucesso que querem apoiar e contribuir para a sustentabilidade dos oceanos e a ação climática, que a Faber espera amplificar com investidores adicionais que juntar-se-ão ao final close do fundo até ao final de 2022”, informou a empresa.

A empresa alemã Fuelsave, escolhida para primeiro investimento, foca-se na descarbonização da indústria marítima, e a empresa portuguesa já tem mais investimentos no pipeline em fase de conclusão que irão ser realizados nas próximas semanas.

A Faber é o primeiro parceiro ibérico a fazer parte da 1000 Ocean Startups, que é uma coligação global de incubadoras, aceleradoras, fundos de capital de risco e outras plataformas dedicada a acelerar inovação com impacto positivo nos oceanos, que pretende acelerar, pelo menos 1000 transformadoras do tema.

Fonte: Executive Digest

 
 
Ver notícias