Alemães e americanos são os principais investidores em Portugal

2022-07-22

Portugal continua a atrair investidores estrangeiros. O país alcançou um número recorde de 200 projetos associados a Investimento Direto Estrangeiro (IDE) no ano passado com capacidade para gerar cerca de 28 mil postos de trabalho, mais do que triplicando os valores registados em 2020, aponta um estudo da consultora EY.

Estes números permitiram à economia portuguesa subir duas posições no ranking da EY sobre a capacidade para atrair investimento internacional, com o país a colocar-se à frente de países como a Polónia e a Irlanda, que fecharam o top 10 da Europa em 2021.

Com uma fatia de 3,4 porcento do total de projetos de IDE anunciados para a Europa, Portugal teve como principal investidor novamente os Estados Unidos da América (EUA), com 30 projetos (15 porcento do total do país) anunciados em 2021.

Os americanos mantiveram-se no topo dos investimentos na economia portuguesa, mas partilharam essa posição com a Alemanha, que também anunciou 30 projetos no país, o dobro do ano anterior. França (14,5 porcento), Reino Unido (12,0 porcento) e Espanha (11,5 porcento) completam o top dos cinco principais investidores estrangeiros no país.

Leia a notícia completa aqui.

Ver notícias