Exportações alemãs para a Rússia com forte quebra

2022-07-22

A guerra na Ucrânia e as sanções impostas à Rússia refletem-se nos indicadores económicos alemães: as exportações para a Federação Russa caíram em junho 41,6 porcento em comparação com o mesmo período do ano passado, para um valor de 1,2 mil milhões de euros.

Os dados foram apresentados pelo Instituto Federal de Estatística.

A Rússia ocupou no mês passado o 10º lugar entre os principais destinos das exportações alemãs para fora da União Europeia. Antes do início da guerra, o país estava em quinto lugar, em abril tinha descido para 14º.

Na sua totalidade, as exportações alemãs para países que não pertencem à UE aumentaram 4,2 porcento em relação ao mês anterior. Os Estados Unidos continuam a ser o principal parceiro comercial neste contexto, tendo recebido bens no valor de 14,5 mil milhões de euros, mais 40,9 porcento que em maio.

Também as exportações para o Reino Unido assinalaram uma ligeira subida de 9,7 porcento em comparação com o ano passado, totalizando seis mil milhões de euros. Já as vendas para a China desceram 3,9 porcento, para 9,1 mil milhões de euros.

Fonte: dpa

 
 
Ver notícias