Alemanha pode vir a ser um centro para a produção de células de baterias

2022-07-22

Até ao final desta década, a Alemanha poderá assegurar um quarto da produção de células de baterias na Europa. Os investigadores do Instituto Fraunhofer de Investigação de Sistemas e Inovação de Karlsruhe (ISI) analisaram os planos de mais de 40 empresas a nível mundial que manifestam interesse em construir unidades de produção na Europa.

Segundo os resultados desta análise, a capacidade de produção da Europa poderá quadruplicar para mais de 500 GWh até 2025 e decuplicar para 1,5 TWh até 2030, o que significaria que um quarto da produção mundial estaria alojado na Europa. Continuando este raciocínio, cerca de 400 GWh seriam produzidos na Alemanha, ou seja, um quarto da produção europeia.

Para este aumento da produção deverão contribuir players europeus como a empresa sueca Northvolt ou a Volkswagen. Esta última iniciou há pouco mais de uma semana a construção de uma fábrica de baterias em Salzgitter. Já a Northvolt tem planos para uma unidade de produção em Heide. Mas também empresas asiáticas e americanas anunciaram a sua expansão para a Alemanha e para a Europa, respetivamente.

Fonte: dpa

 
 
Ver notícias