Antigo aeroporto de Berlim dá lugar a Tegel Projekt

2022-09-02

No espaço que, até há um ano, era ocupado pelo Aeroporto de Tegel está a ser desenvolvido um novo bairro, desenhado do zero, a pensar no clima e no qual as pessoas são a prioridade. Trata-se do Tegel Projekt.

Algumas partes do aeroporto serão reutilizadas, com os terminais a serem convertidos em espaço para investigação e startups. Mas, toda a envolvente da pista principal será repensada para dar lugar a cinco mil apartamentos enquadrados por zonas pedestres, ciclovias, parques, escolas e lojas. Tudo neutro do ponto de vista das emissões carbónicas. Este será o Bairro Schumacher, planeado para devolver as ruas e praças às pessoas, de modo que o espaço público sirva para socializar.

O bairro será livre de carros, com algumas exceções, nomeadamente para veículos de pessoas com mobilidade reduzida. Haverá, no entanto, acesso a transportes. Os edifícios residenciais serão construídos em madeira, naquele que poderá ser o maior aglomerado do género em todo o mundo. É que a madeira permite armazenar CO2, além de que evita a utilização de materiais nocivos ao ambiente, como o betão.

Haverá igualmente o que é designado como “uma cidade esponja”, isto é, o design dos edifícios terá soluções para, por exemplo, captar a água da chuva e prevenir inundações. Alguma dessa água será utilizada nos telhados verdes e nos jardins e a restante armazenada sob o solo.

Os passos iniciais estão a ser dados no terreno, com a limpeza do aeroporto, em que subsistem resíduos das duas guerras mundiais. Em 2027, deverá ser possível ver as primeiras construções.

Fonte: www.2050.briefing.pt

 
 
Ver notícias