Tendência negativa das exportações “é inegável”

2022-09-08

As exportações alemãs desceram em julho de 2022 2,1 porcento em relação ao mês anterior, comunicou o Instituto Federal de Estatística.

Volker Treier, Chief Executive of Foreign Trade e membro do Conselho Diretor da Confederação das Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs (DIHK) mostra-se preocupado com a tendência negativa inegável das exportações e reconhece que os exportadores alemães enfrentam diversos desafios em simultâneo.

“As perturbações das cadeias de fornecimento a nível mundial, o poder de compra enfraquecido pela inflação bem como os elevados custos de produção e da energia no comércio internacional”, são alguns dos fatores enunciados por Treier. Uma grande parte da subida de custos verificada fica a cargo dos exportadores alemães e não pode ser partilhada com os clientes internacionais. “Tão cedo as empresas não vão conseguir sair deste impasse”, receia Treier.

Aos fatores referidos por Treier acresce agora o baixo nível dos cursos de água na Alemanha, situação que veio agravar os problemas de transporte, enquanto se verifica também uma descida das exportações para os Estados Unidos e para a China, mercados da maior relevância para as empresas alemãs.

Fonte: DIHK

 
 
Ver notícias