Alemanha apresenta plano de ajuda de 65 mil milhões de euros

2022-09-08

O Chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou neste domingo que o seu Governo pretende usar os lucros excecionais (‘windfall profits’) das empresas de energia com as renováveis, o carvão e o nuclear para reduzir a fatura energética dos consumidores.

O novo pacote de apoio social às famílias e empresas ascende a 65 mil milhões de euros; o valor global das medidas de apoio na Alemanha chega aos 95 mil milhões.

No documento em que avança com um novo plano de ajuda maciça contra a inflação, o Governo alemão indica que defenderá uma medida de “dedução parcial dos lucros inesperados” dessas empresas a ser implementado no âmbito da União Europeia, mas afirma-se pronto para agir a nível nacional.

“Os produtores estão simplesmente a tirar partido dos preços muito elevados do gás que determinam o preço da eletricidade”, observou o Chanceler alemão na conferência de imprensa, numa referência ao que é habitualmente designado por ‘windfall profits‘.

Os dois primeiros pacotes de ajuda às famílias e empresas, que totalizam 30 mil milhões de euros, incluíam, entre outros benefícios para os cidadãos, um subsídio de transporte público com bilhetes a nove euros por mês que permitem viajar por toda a Alemanha e um desconto em combustível, limitado a três meses, que terminou em agosto.

Entre as medidas aplicadas contam-se ainda a eliminação da sobretaxa no preço da eletricidade destinada a financiar as energias renováveis e uma bonificação única de 100 euros por criança e energética até 300 euros.

Fonte: ECO

 
 
Ver notícias