Alemanha manterá duas centrais nucleares a operar

2022-09-08

A Alemanha anunciou que manterá duas centrais nucleares de prontidão até à primavera de 2023, uma reviravolta considerada necessária para lidar com a possível escassez de energia.

O Governo de Olaf Scholz, do qual fazem parte os ambientalistas, reconsidera, desta forma, o encerramento definitivo das três últimas centrais alemãs, programado para o final de 2022, de acordo com o cronograma de desativação nuclear decidido pela ex-Chanceler Angela Merkel, após o desastre de Fukushima.

"É muito improvável que o sistema elétrico passe por situações de crise, por algumas horas durante o inverno. Mas a possibilidade não pode ser totalmente descartada, neste momento", justificou o Ministro ecologista da Economia, Robert Habeck, citado num comunicado do Governo.

Duas centrais de energia no sul do país, Isar 2 (perto de Munique) e Neckarwestheim 2 (Baden-Württemberg, sudoeste), permanecerão de prontidão para lidar com qualquer emergência energética.

"A energia nuclear é, e continua a ser, uma tecnologia de alto risco e os resíduos altamente radioativos pesam em dezenas de gerações vindouras", justificou o Ministro. O Ministro com a pasta do meio ambiente foi um dos mais relutantes na adoção desta medida, insistentemente reivindicada pelos seus colegas liberais dentro da coligação governamental.

Fonte: Jornal de Notícias

Ver notícias