Eficiência energética em edifícios, um setor com elevado potencial para parceiras luso-alemãs

2022-09-29

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã organizou esta semana o XXIV Simpósio Luso-Alemão de Energia, subordinado ao tema “Eficiência Energética, incl. Energias Renováveis, em Edifícios Novos e na Reabilitação Urbana”.

Cinco empresas alemãs - IBC Solar AG, LUNOS Lüftungstechnik GmbH & Co KG, MIG Material Innovative Gesellschaft mbH, tetraeder.solar gmbh e Thermotec AG - apresentaram-se nesta ocasião, disponíveis para estabelecer contacto com potenciais parceiros portugueses.

O programa deste Simpósio incluiu a participação de diversos especialistas que, numa vertente bilateral, apresentaram as diferenças e as semelhanças na gestão das questões de eficiência energética na Alemanha e em Portugal. Nuno Baptista, Coordenador de Sistemas de Gestão e de Certificação da ADENE, trouxe para a sua apresentação a realidade portuguesa: dos 3,5 milhões de edifícios existentes em Portugal, uma grande percentagem integra as classes energéticas C e D, o que revela a necessidade de investimento e de melhoria neste contexto. A Diretiva Desempenho Energético dos Edifícios da União Europeia, com aplicação nos estados-membros, representa uma mudança deste paradigma até 2030, numa primeira fase, e até 2050, numa segunda, à semelhança do que acontece em Portugal com a Estratégia de Longo Prazo para a Renovação (ELPRE).

Leia o artigo completo aqui!

Ver notícias