Alemanha apoia gasoduto nos Pirenéus

2022-10-07

O Chanceler alemão Olaf Scholz manifestou o seu apoio “de forma explícita” a um novo gasoduto nos Pirenéus, conhecido como MidCat, para transporte de energia entre a Península Ibérica, desde Portugal, e o resto da Europa.

O governante alemão falava no âmbito da Cimeira Hispano-Alemã, na Corunha, e considerou esta infraestrutura “um elemento fundamental” para garantir o abastecimento energético dos países da União Europeia mais dependentes do gás russo.

O chanceler alemão destacou que este projeto tem uma perspetiva de longo prazo e que, para além do transporte de gás no imediato, servirá para fornecer outras energias, como hidrogénio, no futuro. “Fazem falta mais interconexões na Europa” e estes projetos “podem não ser rentáveis agora”, mas poderão sê-lo “de um dia par ao outro”, afirmou, para insistir na defesa do projeto do gasoduto nos Pirenéus e depois de destacar como a guerra na Ucrânia e a ameaça russa de corte de gás à Europa mostrou como é preciso trabalhar na diversificação das origens de abastecimento energético à UE.

Scholz defendeu pela primeira vez, em agosto passado, a construção de um gasoduto pan-europeu, para ligar a Península Ibérica, desde Portugal, ao resto da Europa.

Fonte: sapo.pt

 
 
Ver notícias