Alemães poupam nas compras

2022-10-14

Os alemães estão a fazer menos compras. Em agosto, o volume de negócios do comércio a retalho alemão recuou, com destaque para a área alimentar.

Apenas as gasolineiras apresentam uma subida, justificada pelo fim anunciado dos descontos no abastecimento, o que levou a uma corrida às bombas de gasolina.

De acordo com os dados do Instituto Federal de Estatística, a queda foi, em valores reais de 1,3 porcento em relação ao mês de julho. Quando comparada com agosto de 2021, a descida chega aos menos 4,3 porcento. No comércio alimentar, a quebra foi mais acentuada: menos 1,7 porcento em relação a julho e menos 3,1 porcento em relação ao mesmo período do ano passado, o que, segundo as estatísticas, é o volume de negócios mais baixo desde janeiro de 2017.

A descida no consumo fez-se sentir também nas compras online, nos têxteis e sapatos, nos equipamentos para a casa e materiais de construção. Apesar de muitos alemães terem poupanças acumuladas durante a pandemia, quando não era possível viajar ou realizar grandes compras, a subida acentuada dos preços representa um travão ao consumo.

Fonte: Spiegel

 
 
Ver notícias